sexta-feira, 9 de julho de 2010

O apoio Psicológico no tratamento de um dependente Químico

Por Gisele de Oliveira


Se restabelecer após sair de uma clínica de tratamento onde houve o processo de desintoxicação é uma etapa muito árdua para o dependente, pois é nessa fase que ele reencontra as amizades e o contato com a vida que levava anteriormente.
Segundo pesquisa realizada pelo CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) uma das primeiras causas para a procura de entorpecentes seria a influência de grupo de amigos e também descobrir sensações diferentes. Por isso, durante esse processo de readaptação é essencial a ajuda de um profissional de psicologia que irá orientar e ouvir o dependente durante a nova etapa de sua vida.
“Não existem drogas ‘leves’ nem drogas ‘pesadas’”. São todas drogas que apresentam as suas “especificidades e que não devem ser menosprezadas nem embelezadas com bonitos e apelativos ‘rótulos’ como se faz com as bebidas alcoólicas”. Na sua generalidade, todas fornecem altos níveis de bem-estar, alívio, recompensa, gratificação imediata e profunda no nosso ser, umas mais outras menos quer seja físico, mental e espiritual.
se usa drogas por varias razões, sendo uma delas para que se altere o estado de humor do sujeito.
A busca constante por estímulos prazerosos, como alimentos saborosos, uma cerveja geladinha e a relação sexual excitante, está associada a um ‘sistema cerebral de recompensa’, assim denominado pelo neurobiólogo americano James Olds nos anos 60. Trata-se de uma complexa rede de neurônios que é ativada quando fazemos atividades que causam prazer. Este sistema nos fornece uma recompensa sempre que fazemos determinadas atividades, levando-nos, portanto, a repetir aqueles atos” Afirma.
Essa fuga da realidade dos problemas que a droga oferece passa e os problemas continuam, porém para um dependente viver sem o efeito das drogas e conseguir se manter sóbrio mediante os problemas é algo muito mais complicado, uma vez que ele sabe o efeito da substância sobre seu organismo.
Ao dependente que realmente quer se livrar do mundo das drogas, Raquel dá um conselho “Procure ajuda e siga religiosamente todos os passos que lhe são sugeridos, pois a seriedade que a pessoa encara o tratamento é o primordial para se obter sucesso e conseguir se manter abstinente libertando-se do vício”.